CAUSAS:
§ Genética.
§ Processo Degenerativo do Organismo – causas:
1. Subnutrição do organismo;
2. Estresse;
3. Intoxicação dos intestinos;
4. Congestão das glândulas sebáceas;
5. Temperatura da água que os cabelos são lavados.
No que diz respeito à queda de cabelos, se a causa não for genética (hereditária), certamente está indicando algum problema degenerativo do organismo na ordem apresentado acima.
Segundo a medicina chinesa, são os rins que respondem pela saúde e vitalidade dos cabelos, unhas, ossos etc. Portanto, a primeira providência é “atacar os itens 1, 2 e 3”. Tentar solucionar somente utilizando produtos de uso externo sem cuidar da fonte do problema é “jogar dinheiro fora” pois o nosso corpo está avisando que você está vivendo com um problema.
É preciso haver um esforço no sentido de revitalizar o organismo através:
Nutrição correta;
Exercícios regulares moderados;
Redução do estresse;
Desobstrução e tonificação dos rins, fígado e instestinos.
- Para a medicina chinesa, o intestino grosso nutre a energia dos rins e os rins nutrem a energia do fígado. Um fígado intoxicado, porém, se volta contra os rins.
Isto posto, o primeiro passo é a adoção de uma higiene alimentar personalizada. Em paralelo adotar uma parceria com o puro suco de Aloe vera com maçã e uva-do-monte (cranberry) para acelerar o processo de desintoxicação e revitalização dos intestinos, rins e o fígado.
Bom, enquanto você cuida da saúde do corpo, agora vamos entender um pouco sobre o nosso couro cabeludo, afinal, a raiz do fio de cabelo é sustentado pelo couro cabeludo e, uma vez por ano, no outono é a estação que perdemos a maior quantidade de cabelos e a raiz que permanece dentro do couro cabeludo entra no processo de recuperação de energias e gestação de novos fios de cabelos. No inverno, a estação para recuperação energética dos rins e ter o máximo de cuidado com os rins e o couro cabeludo para sustentar o crescimento de novos fios de cabelos. Compreende que existe um ciclo natural de renovação dos fios de cabelos. Até aqui, vimos as três causas – subnutrição do organismo, o estresse e intoxicação do intestino – que são os promotores da queda de cabelos e impedem a renovação e que estão ligados à alimentação saudável, estado emocional e espiritual, exercícios físicos etc.
Agora vamos ao item 4. Sintomas de “Congestão das glândulas sebáceas”:
Caspa e seborreia é um sintoma de congestão das glândulas sebáceas.
- Causas:
§ Presença de elementos químicos ou metais pesados(*);
§ As células do couro cabeludo não estão digerindo as gorduras;
§ O sistema linfático não está absorvendo as moléculas de gordura;
Quando as glândulas sebáceas, normalmente localizadas junto à raiz do fio de cabelo, entra em colapso por excesso de moléculas de gorduras pode afogar sua raiz e se desprender com facilidade.
(*)todos os produtos industrializados – sabonete, shampoo, perfume sintético, fixador, tintura etc. mais a poluição do meio ambiente que passamos o dia.
Passando agora para o item 5. “Temperatura da água que os cabelos são lavados”.
Quanto mais quente a temperatura da água, maior será o ressecamento dos seus fios e maior a atração das células sebáceas para a superfície do couro cabeludo, o que provoca o desequilíbrio no seu pH.
A mudança do pH faz com que a proteção da pele do couro cabeludo se rompa e deixa o couro cabeludo mais receptivo à infecção microbiana, já que o desequilíbrio no seu pH torna o ambiente mais favorável para as bactérias ruins, também favorece o desenvolvimento da caspa e da seborréia, assim como coceiras, impetigo, pruridos ou qualquer outra inflamação, irritação do couro cabeludo.
O ALOE VERA E QUEDA DE CABELOS
O suco do puro gel do Aloe Barbadensis Miller estabilizado, acrescido do suco concentrado de maçã e uva-do-monte(cranberry) é uma combinação perfeita para desintoxicar todo sistema gastrointestinal, rins e fígado, além de ativar os pâncreas. A normalização do funcionamento dos intestinos aumenta a produção do hormônio do bem-estar, do bom humor etc. que contribui no combate ao estresse e o “coquetel” de 200 substâncias nutricionais, 20 minerais, 20 aminoácido, 12 antraquinona, 12 vitaminas, 8 enzimas, sapominas, esteróides, lignina, monosacarídeo e polisacarídeo, além de ser atóxico e adaptógeno contribui para a melhoria da saúde dos organismos sub-nutridos aliado à mudança da alimentação saudável indicado por um profissional da área.
O shampoo de Aloe com Jojoba seguido por Condicionador de Aloe com Jojoba elimina a “Congestão das glândulas sebáceas” sobre o couro cabeludo e os cabelos, além da higienização, é a restauração do brilho, coloração, maleabilidade e vigor dos fios de cabelo, hidratando-os da raíz à sua extremidade, além de promover o aumento no volume dos cabelos.
Lembrando, mais uma vez que a temperatura da água que você utiliza para lavar os cabelos faz toda diferença.
Fonte: ALOE VERA na SAÚDE, HIGIENE & BELEZA Humana e Animal.
Autora: Mônica Lacombe Camargo
Comments