Há séculos a maçã é conhecida por seu potencial adstringente, anti-inflamatório, bactericida, desinfetante, tônico, além de ser considerada um alimento funcional contra as doenças da pele, artrite, asma e problemas pulmonares.
Entre seus elementos constituintes destacam-se:
A Pectina uma fibra gelatinosa, rica em ácido galacturônico. Ela “varre” os intestinos, inibe a putrefação das proteínas, previne o câncer de cólon, protege o organismo contra os efeitos tóxicos dos elementos químicos que hoje contaminam nossa água e alimentos. Combinando-se aos ciclamatos, ao chumbo, ao mercúrio ou ao cádmio, por exemplo, eliminando-os com segurança.
O Boro que é um mineral-traço, essencial às atividades iônicas do cérebro. Auxilia a fixação do cálcio, previne a perda de magnésio, promove o aumento e o equilíbrio dos níveis de estrogênio e de testosterona, de acordo com a natureza feminina ou masculina do indivíduo.
A maçã é um dos componentes que enriquece o suco do puro gel de Aloe vera e junto com a uva do monte (cranberry) torna-se uma excelente bebida para a desintoxicação do fígado, vesícula, rins e bexiga. Promove o equilíbrio hídrico do organismo sem gerar os efeitos colaterais dos diuréticos.
A Maçã e a Medicina chinesa
Para a medicina chinesa, a maçã é fresca, doce, ácida, amarga e sem toxina alguma (se não houver agrotóxicos).
Umedece os pulmões.
Combate distúrbios torácicos, a agitação interna, os maus efeitos do álcool.
Elimina o calor canicular.
Tonifica o organismo e a circulação.
Fortifica o coração.
Melhora os humores.
Desinfeta os intestinos.
Maçãs cozidas no banho-maria induzem a produção de líquidos orgânicos. A maçã diminui o excesso de fogo pelo esvaziamento do baço. Tonifica o triplo-aquecedor mediano. Devolve ao organismo o Q.I. consumido pelo álcool. Combate às dores dos ossos e dos tendões. (Gian Nan Bem Cao – Yunnan)
A função essencial da maçã é tonificar o Q.I. do triplo-aquecedor mediano e harmonizar o baço. Em caso de bloqueio do Q.I., beber o suco de maçã fresco após as refeições. (Meng Shen)
A maçã é ainda indicada nos casos de garganta seca, pele seca ou qualquer quadro de desidratação. Combate a diarreia, a gastrite, a indigestão, a prisão de ventre, a tosse com catarro amarelado e a úlcera estomacal. Ajuda a prevenir a aterosclerose e os maus efeitos do excesso de trabalho, do estresse e da gravidez. Combate à hipercolesterolemia, a hipertensão, a insônia e o nervosismo.
Fonte: ALOE VERA na SAÚDE, HIGIENE & BELEZA Humana e Animal
Autora: Monica Lacombe Camargo
Projeto de Educação e Cultura – Difusão Auto-Ecologia
Comments