top of page
Cuide do seu Bicho

12 BENEFÍCIOS DO ALOE VERA


Aloe Vera (Babosa) é uma planta da família das Liliáceas que possuí inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. Chamada de “a planta da saúde e beleza”, tem seu uso documentado desde a época do antigo Egito, com passagens na Bíblia e antigos documentos fenícios. Inúmeras e renomadas Instituições Científicas e Docentes, como o Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia; Instituto Weisman de Israel, Universidade de Oklahoma e outros, têm feito estudos formais sobre a Aloe Vera.


Características da Planta Aloe vera (Babosa)

Matéria publicada pela Revista Plantas & Ervas – Editora Minuana – Ano II – número 10. Nome Popular Babosa, Aloe, Erva Babosa, Erva de Azebre, Caraguatá de Jardim e outros. Nome Científico Aloe Vera Linné, Sinonímia Científica Aloe Barbadensis Miller, Aloe elongata Murr, Aloe vulgaris Lamark, Aloe perfoliata, Aloe vera L., Aloe humilis Blanco, Aloe littoralis Koenig, Aloe indica Royle e outros...


Partes Usadas: Suco do gel das folhas ou suco da folha inteira (sem espinhos).



Características e Cultivo: A Aloe Vera L. (Babosa) é também uma planta decorativa. Não gostam de muita água e florescem desde o fim do inverno até a primavera com pendão floral amarelo. Planta arbustiva, dióica, suculenta, mucilaginosa, rizomatosa, entouceirada, de caule curto, perene, medindo 0,50 a 1,20 m de altura. As folhas dispostas em roseta, reunindo até 20 folhas, são ensiformes, com 50 a 60 cm de comprimento por 6 a 9 cm de largura e 3 cm de espessura na base, densas, lanceoladas, côncavas em sua face superior e convexas na face interior, Glauco - esverdeadas, uniformes, sinuoso-serradas, carnosas, com pintas ou manchas brancas quando jovens, marginadas por espinhos triangulares, amarelos, curtos e espaçados. O corte transversal das folhas revela, externamente, uma camada de células epidérmicas de consistência elástica e impermeável que reveste uma segunda camada, o mesófilo, que contém canais condutores de seiva. Mais internamente ocorre o parênquima tissular mucilaginoso ou gel, de coloração vítrea. O gel mucilaginoso assegura a condição xerófita da Aloe vera L., conservando a umidade do tecido por longo período de tempo. Este gel tem sabor amargo, adstringente, muito forte e refrescante, tendo um PH entre 4,0 e 5,0. O látex que é a seiva que circula nos canais condutores subepidérmicos, é um líquido de consistência leitosa, coloração amarela-ocre, sabor amargo e aroma rançoso, sendo produzido por células excretoras do mesófilo.


Princípios Ativos: Foram descobertas até o momento mais de 300 substâncias bioativas e componentes vitais. Para a produção de bebidas vitalizantes, evita-se a parte do látex, que contém aloína. O Aloe Vera tem como componentes ativos enzimas, aminoácidos essenciais, aminoácidos não essenciais, ácidos graxos e varias outras substâncias como triglicérides, esteróis, sais e ácidos orgânicos, vitaminas A, C, B1, B2, B5, B12 e sais minerais.


Algumas das propriedades da Aloe Vera


  1. ANALGÉSICA devido a seus componentes ativos e a seu poder antiinflamatório e penetrante, o Aloe Vera bloqueia a dor.

  2. ANTIINFLAMATÓRIA tem ação similar a esteróides como a cortisona, porém sem seus efeitos nocivos, que esta provoca.

  3. COAGULANTE como o Aloe Vera contém alto conteúdo de potássio e cálcio, ele provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e cicatrização necessária.

  4. QUERATOLÍTICA permite que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sanguíneo através de veias e artérias, livrando-as de pequenos coágulos.

  5. ANTIBIÓTICA é um produto excelente para a eliminação bacteriana, bem como para sua prevenção.

  6. REGENERADORA CELULAR Aloe Vera possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e, além disso elimina células velhas.

  7. ENERGIZANTE Aloe Vera ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, ajuda na produção de energia que o corpo necessita. Além disso, devido ao seu conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular.

  8. DIGESTIVA Aloe Vera tem uma grande quantidade de enzimas digestivas.

  9. DESINTOXICANTE devido ao potássio que o Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e o rim, que são os principais órgãos de desintoxicação. O Aloe Vera contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular.

  10. HIDRATANTE DA PELE o Aloe Vera penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora.

  11. NUTRITIVA o Aloe Vera contém um armazém de nutrientes, que são benéficos a saúde do ser humano. O ser humano precisa (em torno) de 45 substâncias para manter uma saúde em bom estado e Aloe Vera contém mais de 76 substâncias em sua composição. Contém princípios ativos como ligninas, saponinas, antroquinonas, vitaminas A, complexo B, C, D, E, água, polissacarídeos, aminoácidos, minerais.

  12. TRANSPORTADORA é um veiculo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinada. Essa é a razão pela qual existem milhares de produtos cosméticos e medicinais misturados com Aloe Vera.



Fonte: Dr. Greg Anderson, diretor de uma clínica naturista, no estado da Califórnia, apoiada em provas de laboratório.

Livro: Como usar produtos naturais para o seu bem estar e sua saúde. Este material não é oficial da Forever Living Products, estando esta, isenta de qualquer responsabilidade.


Ajude divulgando esse material. www.harmonianatureza.com.br

Kommentare


bottom of page