top of page
Cuide do seu Bicho

O CÉREBRO, OS INTESTINOS E ALOE VERA


A relação do cérebro com os intestinos, embora há muito conhecida pela medicina, como a ayurvédica, a chinesa e a tibetana, vem sendo cada vez mais desvendada por uma série de descobertas científicas.

Hoje já sabemos, por exemplo, que o aminoácido L-glutâmico – presente no gel da Aloe Vera – é tão indispensável para a permanente restauração da mucosa intestinal quanto ao processo de reversão dos quadros de senilidade e depressão.

Sabe-se também que a L-tirosina, presente no gel da Aloe Vera também é precursora dos hormônios tiroxina, melatonina e serotonina – neurotransmissores da alegria de viver e da tranquilidade, cuja deficiência está relacionada à depressão, tendência ao vício do álcool, das drogas, agressividade etc.

Sobre a serotonina, o hormônio da alegria e tranquilidade, até recentemente, sabia que era produzido pela glândula pineal, porém, o que não se sabia é que as paredes dos intestinos estimuladas pela fricção das fibras alimentares secretam 90% da serotonina. E o mais importante é que a serotonina secretada pelos intestinos é o que garante o perfeito funcionamento do peristaltismo – a perfeita movimentação do bolo alimentar e as fezes – ao longo do trato gastrintestinal.

A partir daí, descobriu-se que as “paredes” do trato gastrintestinal são recobertas por uma rede de neurônios diretamente responsáveis pela coordenação de todas as funções digestivas, e que, embora estejam conectados ao sistema nervoso central, têm total autonomia sobre todas as etapas do processo digestivo ou seja, os intestinos são os únicos órgãos capaz de funcionar de modo totalmente independente do sistema nervoso central, isto é, como se os intestinos pensassem, decidissem e executassem como um segundo cérebro.

Sabendo-se que 90% da serotonina são produzidos pelos intestinos, assim termina o Dr. Helion Póvoa seu livro “O cérebro desconhecido”:

“Por fim, quando analisamos o fato de que o intestino é fundamental na formação da serotonina, nada mais é preciso acrescentar. A alegria, a inteligência emocional de que tanto precisamos para viver bem começam realmente a partir do intestino! Por isso só nos resta garantir a esse fantástico órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguirmos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente se encarregará de garantir nossa saúde e nossa felicidade.”

Por isso, a prevenção e a solução para as pessoas que sofrem de algum tipo de

problema mental e distúrbios emocionais certamente pode ser encontrada na higiene alimentar e na higienização dos intestinos.

E se o corpo físico é fruto do que comemos, quando os alimentos fazem com que os intestinos padeçam, a alma e o corpo choram. Por isso, nesses casos vale a pena recorrer ao socorro do puro suco do gel da Aloe Vera. Devido à sua ação também sobre a rede entérica da mucosa intestinal e à sua riqueza em fibras, ela revitalizará a produção da serotonina e da melatonina, assim como o peristaltismo.

Com isso, seu benefício se traduz igualmente no aumento da qualidade do sono, da sensação de bem-estar, da capacidade de atenção e de raciocínio. Os pensamentos ficam mais claros e otimistas. O bom humor mais constante. A vida se torna mais prazerosa.


Fonte: Saúde & Beleza Forever: seu guia contemporâneo de nutrição e higiene.

Autora: Monica Lacombe Camargo

Comments


bottom of page