Dois posts atrás nós falamos sobre nutrição.
Aqui, vamos complementar e trazer exemplos bem simples do dia-a-dia.
NUTRIENTES ESSENCIAIS: são aqueles nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, mas que só são obtidos através da ingestão dos alimentos, isto é, são nutrientes que o organismo não consegue produzir. É a partir dos nutrientes essenciais desses alimentos que o organismo produz os nutrientes que o nosso corpo está solicitando.
Resumindo – temos uma fábrica que transforma um alimento sólido em substâncias química e energia (água, fibra, carboidrato, gorduras, proteínas, minerais e vitaminas) para manter em movimento o nosso corpo. É uma fábrica que funciona no “piloto automático” que a partir do instante que você coloca algo na boca já ascende um sinal que algo será ingerido portanto, você só tem o poder da decisão da escolha do que ingerir antes de colocar na boca, mastigar e engolir por isso, se quer ter um corpo saudável é preciso fazer a escolha adequada dos alimentos, seja sólido ou líquido, que não prejudique a saúde dos organismos vivos que mantém milhões de células vivas que trabalham para manter todo sistema funcionando em ordem que dependem única e exclusivamente da sua decisão do modo de cuidar do seu próprio corpo.
Se comparar com um carro:
- se você descuidar com nível de água do radiador, vai ter problemas;
- se você não trocar o óleo do motor, do freio, do câmbio, vai ter problemas;
- se você não trocar os filtros de ar, do óleo do motor, do freio, vai ter problemas;
- se você não cuidar dos pneus, vai ter problemas;
- se abastecer com combustível de qualidade ruim, vai ter problemas;
- se não cuidar da limpeza e higiene interna e externa, vai ter problemas;
Enfim, quem tem carro, sabe que tem que cuidar se não, vai ter problemas e assim, muitos cuidam do carro para evitar de ter problemas e sofrer as consequências.
Ironicamente, muitos não têm o mesmo cuidado quando trata-se do seu próprio corpo e acabam tendo problemas!!!
Sabemos que o nosso organismo necessita do oxigênio que o pulmão retira do ar que respiramos. Fique sem oxigênio por cinco minutos pra sentir o que acontece.
Temos que beber água, todos os dias, no mínimo dois a três litros – fique três dias sem água pra sentir o que acontece.
No entanto, podemos ficar até sete semanas sem comer nada se tiver ar com oxigênio e água potável portanto, é possível viver bem fazendo uma boa escolha e comendo alimentos que contém nutrientes que fazem bem aos organismos, sejam para humanos ou animais, para não morrermos pela boca.
Comments