top of page
Cuide do seu Bicho

MICOSE NOS GATOS



Micose é uma infecção de pele. Ela ocorre mais em gatos do que em cachorros ou em outros animais de estimação. O gato, quando pega a infecção, é bastante hábil em transmití-la. Por exemplo, a criança interage com o gato e consegue ela mesma se contaminar. O cão consegue isso com gato e vice-versa, e assim, o ciclo se torna aparentemente perpétuo. Portanto, ao identificar a micose no gato é melhor cuidar de todos o envolvidos, o mais cedo possível.

COMO SE IDENTIFICA A MICOSE

A micose não é fácil de identificar em gato, a menos que você preste muita atenção, e o que você procura é uma série de anéis concêntricos que se parece uma "minhoca com anel". Essas lesões podem aparecer em pequenas áreas localizadas no corpo do gato ou podem ser encontradas em todo o corpo da pobre criatura. Em caso de dúvida ou se você não consegue ter a certeza, procure o teu veterinário. Sob a luz ultravioleta, as lesões de micose geralmente fluorescem e se destacam para facilitar a identificação. (Em outros casos, é necessária uma raspagem da pele para encontrar a evidência de fungo). Após a identificação, recomendamos isolar o gato o máximo possível de outros animais da casa para não serem contaminados e também os membros da família, especialmente crianças. Esse fungo parece que prospera mais em hospedeiros em crescimento, ou seja, crianças e gatinhos.

COMO TRATAR A MICOSE

  • Se a lesão do gato for uma área pequena, a maioria dos profissionais raspam a área e a trata diretamente. Isso pode não ser bonito, mas prova ser o jeito de tratamento mais eficaz.

  • Se a lesão estiver em diversas partes do corpo, cortar a pelagem bem curta pode ser essencial para dificultar a propagação.

  • E no caso de infecções generalizadas, por todo o corpo, o desafio é maior e os cuidados e tratamento serão mais longo.

Agora sabemos que, micose não é um verme ou uma parasita, mas sim, um fungo. Os fungos “nadam de braçadas” em locais com umidade, sujo e imundo. Portanto, o objetivo do tratamento é manter sempre a área infectada o mais limpo e seco possível durante o tratamento.

COMO CUIDAR DA LESÃO DE MICOSE

  1. Dar banho a cada dois dias usando o Shampoo com puro gel de Aloe vera estabilizado com Jojoba – ela é bactericida, fungicida, hidratante, faz a limpeza de lesões e ferimentos, revitaliza a pele, os pelos e não arde nos olhos.

  2. Após o banho, com a ajuda do secador deixe o corpo do gato limpo e seco. Borrifar nas partes infeccionadas com o Aloe para primeiros socorros (uma combinação do puro gel de Aloe Vera estabilizado com uma série de substâncias de plantas naturais) que esteriliza, estanca o sangue, alivia a dor em geral, estímula a rápida regeneração do tecido da pele.

  3. Para terminar, aplique uma camada fina do puro gel de Aloe Vera estabilizado sobre os locais afetados para combater os Fungos.

IMPORTANTE, como o gato bebe pouca água, adicione 20 ml do Suco do puro Gel de Aloe Vera estabilizado, diariamente(x) e poderá ver a mudança no comportamento em algumas semanas. Este suco é um alimento funcional que reúne 200 nutrientes, 20 minerais, 18 aminoácidos, 12 vitaminas, é desintoxicante, regulador intestinal, anti-inflamatório, calmante, atóxico, analgésico, antioxidante, antiácido, etc. Um suplemento nutricional que fortalece o sistema digestivo e intestinal e assim aumenta a imunidade do corpo.

(x)=adicionar metade na comida diária e outra metade na vasilha d’agua e trocar todos os dias.

Comments


bottom of page