ISOLAMENTO SOCIAL e a importância do vínculo com o seu melhor amigo - o cachorro - que tanto contribui com a saúde humana, estabilidade emocional, que alegra e ajuda pessoa a permanecer mais jovem, saudável e ter uma vida mais longa.
Será que estamos zelando pela saúde e longevidade do nosso melhor amigo provendo uma alimentação saudável, interagindo e compensando igualmente? Vamos conhecer um pouco da origem, necessidades e cuidados com o nosso melhor amigo.
Você sabia que existem mais de 400 raças de cães?De vários tamanhos e formas, criados (pelo menos originalmente) e condicionados para desempenhar todas as funções específicas, desde caçar pássaros de caça, a puxar trenós, lutar contra touros até a morte, contrabandear jóias através das fronteiras europeias, pastorear ovelhas e gado, guardar palácios e tronos, caçar e matar lobos, servir de banquete de jantar do asteca real e, pelo fato da maioria desses cães não atuar mais nas funções que originalmente foram criados, hoje em dia, a falta de conhecer a origem do animal por parte do dono(a), tem causado problemas entre as partes.
Exemplo de comportamentos e exercícios necessários:
-> Se o seu Dachshund sair cavando o seu quintal, e você for puní-lo ou ficar aborrecido estará perdendo o seu tempo porque originalmente é um cão escavador e pode ficar frustrado com você.
-> Se o seu Poodle padrão, mimado e não consegue resistir a pular num lago próximo, não adianta ficar frustrado, porque originalmente foi criado para ser um cão recuperador, portanto, repreender poderá trazer mais problemas.
-> Se você tem um Mastic e o mantém “preso” num apartamento de três quartos, estará criando um animal de estimação neurótico e encurtando a vida desse animal porque originalmente esta raça foi criada para percorrer os terrenos do castelo como um meio de desencorajar saqueadores.
-> Se você tem um Setter Inglês, cão de campo, que pode correr por quilômetros à fio, esteja disposto a levar o seu animal ao campo algumas vezes por semana, do contrário terá um cão totalmente frustrado.
-> Se você optou por um cachorrinho como Cocker Spaniel ou Terrier, não subestime a necessidade de brincar também. Eles precisam de exercícios, interação, amor e companhia. O Spaniel gosta também de jogar. A falta dessas interações levará à frustração.
Conhecer a “origem” do seu futuro cão, antes de adotar, ajudará na integração da família e bem-estar de todos. Os profissionais da área devem compartilhar estes detalhes sobre o cão que procura. Se for “vira-lata” poderá descobrir os traços da origem predominante pelo comportamento, porque não tem histórico da ninhagem.
Exemplo de necessidades alimentares dos cães.
O maior problema e grande desafio para os donos de cães, hoje em dia, está na alimentação industrializada para a massa e consumidos pelos nossos animais de estimação. A grande maioria dos alimentos para cães comercializados apresentam problemas como: conservantes, minerais, sal, açúcar, corantes (possível agente cancerígeno), carnes processadas para consumo animal com aditivos minerais – geralmente inadequado para o cão comer.
Evite alimentar demais o seu cachorrinho. Para a maioria dos cães, existe uma carência de atividades e exercícios e qualquer cachorro vai comer demais, especialmente se o cão associar, o comer, com recompensa e/ou amor. Geralmente é isso que acontece – por exemplo, um cenário como este: O dono fica ausente o dia inteiro e volta para casa e encontra o cachorrinho sedentário, carente, esperando na porta de casa. O dono, sentido culpa e dó (coitadinho) do cachorrinho, enche a tijela do bichinho com “guloseimas” como uma recompensa ou presente, mas que não é bom para a saúde do bichinho. O cachorrinho, entediado e carente começa associar o “presente” com carinho e atenção do dono e logo fica obcecado com a comida como seu único meio de gratificação. É uma historinha com um fundo peculiar na vida dos cães.
Se você tem um cachorrinho e tem amor pelo bichinho, tenha cuidado com relação a afetividade e com hábitos alimentares do seu cachorrinho, do contrário, corre o risco de excesso de peso, hiper-dependência animal, uma saúde comprometida e possivelmente uma vida curta. Lembre-se: “O que é bom para nós, no entanto, não é necessariamente bom para cães ou gatos. Sendo carnívoros, eles têm uma grande necessidade de proteína.”
-> Existem no mercado, fabricante de alimentos para cães com produtos de qualidade. Consulte o seu Veterinário ou adestradores de cães ou canil de cães reconhecidos.
-> Outra alternativa de cuidar bem do seu cachorrinho é recorrer “à moda antiga” separar o resto da nossa comida, isto é, as sobras de alimentos saudáveis, não os alimentos que destinam-se para o lixo. Neste caso, procure se informar quais alimentos eles podem comer, sem prejudicar o bichinho.
Você pode adicionar ao alimento do seu amiguinho o puro suco do gel de Aloe Vera, que é natural, o organismo absorve facilmente, é um alimento funcional, sem contra indicação e a partir do momento que passar a consumir, diariamente, em pequenas quantidades, o resultado é notável. Principalmente para os animais domésticos que ficam em espaço limitado, sem atividade física e com fartura de ração na tijela é “prato cheio” para a obesidade. Adotando-se o puro suco do gel de Aloe vera, você pode reduzir drasticamente a quantidade da ração e adicionar o suco na ração e também na água e assim garantir a suplementação alimentar diária que o bichinho necessita sem ganhar peso e manter-se saudável.
O Aloe mais indicado é da espécie Barbadensis Miller e o suco do gel extraído de cada folha e estabilizado à frio contém: 200 nutrientes, 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas. Naturalmente, são folhas maturadas por quatro anos e colhidas de plantas cultivadas em solo, clima e condições apropriadas, isento de qualquer contaminação por agrotóxicos e pesticidas para se ter o melhor gel que a natureza pode entregar.
Comments