top of page
Cuide do seu Bicho

FERIDA A BALA NA PERNA DO CACHORRO RUSTY


É um caso especialmente significativo para mim porque não lida apenas com um animal extremamente corajoso e um dono que o amava, mas também porque me ensinou algumas lições sobre como o Aloe vera pode ser usado em todo o seu potencial no tratamento até mesmo dos mais severos.


Rusty, era um cão adorável e querido, mas também era um pouco imprudente. Um dia ele saiu de casa e ficou desaparecido por três dias. Quando voltou para casa mancando e o dono viu o estado dele, imediatamente trouxe para minha clínica veterinária. Foi a melhor decisão que ele tomou porque a perna do cachorro estava inflamado e muito inchado. O ferimento era grave e se tivesse demorado mais um dia, a amputação da perna seria inevitável para preservar a vida do Rusty. O ferimento foi causado por uma bala de pistola de grande calibre e o impacto fraturou a ulna, o osso fino na parte de trás da perna estendendo-se do cotovelo até o pulso. O dono do Rusty me pediu para fazer tudo o que pudesse para salvar a perna dele.

Depois de limpar a ferida cirurgicamente e remover o tecido necrótico, pude ver onde a bala passou, deixando um buraco aberto que poderia enfiar o dedo. Naquele momento eu queria dizer ao dono que tínhamos poucas chances de salvar a perna do Rusty, mas havia muita esperança em seus olhos...

Normalmente, eu teria usado o antibiótico para cortar a infecção em uma emergência como esta. Mas agora eu estava trabalhando com Aloe vera por um tempo suficiente para perceber que ela exibia uma capacidade anti-infecciosa que excedia a de muitos antibióticos. Então, no que foi um momento sem precedentes para mim, na época, decidi fazer do Aloe vera minha única modalidade de cura.

Uma visão interna da perna do Rusty quatro dias após a cirurgia e aplicação conjunta do Aloe Ativado e o puro gel de Aloe vera.

O inchaço da pata desapareceu e ele consegue colocar o pé no chão.

Duas semanas após a operação, a ferida está cicatrizando rapidamente. A limpeza diária com Aloe Ativado seguidas de aplicações do puro gel de Aloe vera e coberto por uma atadura foram os procedimentos diários. O progresso da recuperação não deixa dúvida – a perna vai se curar!


Passados 36 dias após a operação, mantendo o mesmo tratamento diário com Aloe Ativado seguido de aplicação do puro gel de Aloe vera e coberto por uma atadura.

A ferida está quase coberta.


Após 60 dias de tratamento com o Aloe Ativado e o puro gel de Aloe vera estabilizado a ferida é curada com apenas uma pequena cicatriz e o Rusty desfruta de mobilidade completa e normal.


Acho que nunca vou ganhar experiência suficiente nesta profissão para dar como certas as curas milagrosas que tenho a oportunidade de testemunhar todos os meses da minha vida. Mas, por qualquer padrão de medida, o caso do Rusty, para mim, sempre se destacará. Um dos motivos pelos quais ele se destacará é por que sei sem o tratamento com Aloe vera estabilizado haveria pouca esperança de salvar a perna do Rusty...




Fonte: Creatures in our care - The Veterinary uses of Aloe vera

Autores: Bill Coats & Richard Holland


Comments


bottom of page