A Imperatriz das Plantas Medicinais, fonte de vitalidade e saúde.
Antes de mais nada, te convidamos para receber o nosso E-book com tudo sobre esta planta que faz maravilhas pelo seu pet e por você. São 24 páginas de muito conhecimento sobre o Aloe Vera, onde você poderá aprender a desfrutar o máximo que a planta pode oferecer à sua saúde e do seu bichinho.
Cuide do seu Bicho com Aloe Vera.
Para receber o seu E-book GRATUITAMENTE, basta clicar aqui.
Segundo a tradição milenar, a Aloe Vera é uma das plantas com potencial de ação mais amplo. Atribuem-lhe a propriedade adstringente, analgésica, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antisséptica, bactericida, cicatrizante, desintoxicante, digestiva, fungicida, hepatoprotetora, etc. Também sempre foi conhecida por desobstruir o fígado, os intestinos, os pulmões e os rins.
O gel do Aloe Barbadensis Miller, embora não seja remédio contra qualquer doença específica, tem potencial adaptogênico(1), é um alimento funcional(2), atóxico, que exerce ação reguladora sobre a totalidade do organismo, sem provocar qualquer dependência por ser um extraordinário agente de:
· Desintoxicação, hidratação e regeneração dos tecidos conjuntivos(a), o meio ambiente celular, onde começa a maioria dos processos degenerativos.
o (a) tecidos conjuntivos = cartilagens, tendões, ligamentos, cabelos, unhas, ossos, veias, artérias, etc.
· Potencialização do tratamento com remédio, pois otimiza a ação de seus princípios ativos e neutraliza seus efeitos colaterais.
· Potencialização dos processos terapêuticos da acupuntura, aromaterapia, auro-soma, body-talk, crânio-sacral, colonterapia, cromoterapia, drenagem linfática, essências florais, fitoterapia, hidroterapia, homeopatia, massoterapia, pilates, prana, radiestesia, reiki, etc. pois o organismo estará mais nutrido, hidratado e despoluído.
· Potencialização da digestão, absorção, eliminação, utilização e metabolismo dos alimentos e suplementos alimentares.
· Preservação, nutrição e regeneração da pele, músculos, ossos, cartilagem, tendões, sangue e tecidos em geral.
· Potencial antioxidante, alcalinizante, enzimático – aumenta os níveis de energia, o bem estar, o bom humor e combate os maus efeitos do estresse e do envelhecimento.
O gel do Aloe Vera é a parte gelatinosa, esbranquiçada e transparente de dentro da folha – alimento de primeira grandeza ao meio ambiente celular, que são os tecidos conjuntivos que dão forma e sustentação ao corpo humano e animal.
A ação desse gel sobre o organismo é bastante diferente da ação fitoterápica das frações fenólicas da casca ou do líquido amarelado (alantoina) armazenado entre a casca e o gel. Os fortes princípios ativos da alantoina, por exemplo, fazem com que ela deva ser usada com extremo cuidado e dosagem determinada, do contrário poderá provocar fortes cólicas intestinais, diarreia, hemorragia e até mesmo o aborto, diz a literatura especializada.
O suco e as bebidas à base do puro gel de Aloe Vera diferem, portanto da “garrafada do Padre”, como ficou conhecida a mistura da folha inteira do Aloe Vera batida com mel e conservada com um pouco de álcool destilado, cuja ingestão deve ser limitada a uma colher de sopa pela manhã e à noite.
A quantidade do gel ou das bebidas à base do gel de Aloe Vera a ser ingerida pode ficar a critério de cada indivíduo, tal como fazemos com as ameixas pretas, por exemplo, cuja consequência de um consumo excessivo não vai além de uma diarréia momentânea sem maiores consequências.
Quanto aos produtos para uso na pele (tópico) à base do gel de Aloe Vera, sendo a pele o maior órgão de absorção do corpo humano, esses produtos devem ser escolhidos e utilizados não só como agentes de limpeza e hidratação da pele, mas também de proteção, nutrição, preservação, desintoxicação e regeneração dos tecidos conjuntivos (as camadas da pele).
Com os produtos naturais à base do gel de Aloe Vera, estabilizado é possível pararmos de nos intoxicar com a enormidade de elementos químicos e fortes perfumes sintéticos veiculados pela maioria dos produtos de saúde, higiene e beleza, hoje disponíveis no mercado, e fazermos um salto importante na qualidade de vida de nossas famílias e de nossos animais.
(1) Adaptogênico – para que uma planta possa ser credenciada como tal, é preciso que ela preencha 5 requisitos básicos:
a. Ser totalmente atóxica.
b. Não produzir dependência alguma.
c. Não provocar qualquer tipo de efeito colateral.
d. Não interferir no funcionamento fisiológico do corpo.
e. Ter poder regulador sobre a totalidade do organismo, ou seja, nutrir o Sistema Fundamental de Regulação para que ele possa exercer sua função de normalizador tissular e sistêmico.
(2) Alimento Funcional – ao garantir a saúde da mucosa e da flora intestinal, auxiliar o processo digestivo e modular as respostas do Sistema Imunológico, aumenta os níveis de energia e vigor, maior sensação de bem-estar, calma e bom humor, maior capacidade de concentração e resistência, menos estresse e ansiedade, maior resistência à alergia, gripe e resfriado, acorda-se mais descansado e predisposto, vive-se de bem com a vida.
Aloe Vera é um vegetal e os produtos que a contém não são medicamentos no sentido usual e não substituem, portanto, o tratamento médico.
Antes de qualquer aplicação do Aloe Vera ou de produtos que a contenham, faça o teste de alergia passando sobre a pele e esfregando na parte interna do braço ou sob axilas ou atrás das orelhas e esperar uns 20 minutos. A alergia normalmente se manifesta como vermelhidão ou ardor ou coceira. Estima-se que 1% das pessoas são alérgicos ao Aloe Vera, às vezes, pode apresentar o sintoma no ato e ser momentâneo, neste caso, deixa passar alguns dias e faça o teste novamente para confirmar. Se apresentar o sintoma, não deve consumir qualquer produto com Aloe Vera.
Comentários