top of page
Cuide do seu Bicho

CULTIVANDO ALOE VERA


Diz o dito popular que se você cuidar de uma planta de Aloe, ela cuidará de você.

Para que possamos ter sempre à mão o gel fresco de uma folha de Aloe Vera é preciso cultivá-la em casa. Nessa tarefa, a única coisa complicada é escolher qual dos tipos de Aloe plantar, pois o cultivo em si é bastante simples: muita luz solar, pouca água e um solo arenoso, poroso e não muito rico.


O segredo para que a planta de Aloe torne-se rapidamente frondosa e dê novos brotos é que ela esteja no solo com espaço à volta ou em grande um vaso em que a água possa ser bem drenada. A planta não pode ser muito regada nem constantemente perturbada. Uma vez que os brotos atingem a altura de 10cm, eles

devem ser separados da planta mãe e replantados em um outro lugar. Também é possível que uma planta de Aloe se desenvolva a partir de uma única grande folha, pois uma vez plantada, ela rapidamente criar novas raízes.


Se a planta for exposta a baixas temperaturas, suas folhas escurecem e se transformam em uma massa de tecidos mortos.

Quem vive em clima frio pode cultivá-las dentro de casa, atrás de uma janela ensolarada.


Segundo alguns experts, as folhas de Aloe, depois de retiradas da planta mãe, não devem ser conservadas dentro da geladeira por ser este um ambiente muito frio. Mas se a folha for cortada bem na raiz, tomando-se o cuidado para que o gel fique selado dentro da casca, estas conservam-se perfeitamente durante uma ou duas semanas em lugar fresco.


As maiores plantações de Aloe Vera, com fins comerciais, encontram-se no Vale

do Rio Grande (sul do Texas), na Flórida, no México e em algumas ilhas do Caribe, onde o solo é arenoso, a luz solar é abundante e não há possibilidade de geadas atingi-las.


Do Livro Saúde & Beleza Forever, de Mônica Lacombe Camargo

- Edição Esgotada -

Comments


bottom of page