Para você que deseja ter o controle da sua saúde e adotar o gerenciamento de peso, é bom conhecer um pouco mais sobre o seu corpo e o organismo para compreender a necessidade de mudar seus hábitos. Por exemplo, você sabia que a sua gordura conversa com o seu cérebro? Então vamos entender como:
Por que engordamos?
Nós engordamos quando não conseguimos controlar dois hormônios do nosso corpo... a INSULINA e a LEPTINA.
A gordura corporal é um tecido adiposo – é um órgão vivo. A gordura conversa com o cérebro através do hormônio chamado leptina.
Assim, quando seu corpo tem gordura corporal suficiente, seu cérebro recebe informações da leptina avisando para manter a fome sob controle ou seja não desperte a fome.
A leptina é um hormônio produzido pelas células de gordura. É o hormônio da saciedade ou de inanição.
Quando a quantidade de gordura está abaixo do que deveria, a leptina passa para o cérebro essa informação e o cérebro faz com que aumente a sensação de fome e diz para a glândula tireóide diminuir o metabolismo para gastar menos energia.
Simplificando, quando uma pessoa está com excesso de gordura, os sinais da leptina, que vem da gordura, não chegam ao cérebro.
Resultado, enquanto você estiver com sobre-peso o seu cérebro “acha” que está com menos gordura corporal do que deveria e você vai sentir fome.
A influência da leptina – a leptina começa perder a capacidade de diminuir o seu apetite.
Quanto mais gordura tiver acumulado, mais leptina é liberado. Enquanto que, em condições normais, isso seria para você ter menos apetite. Mas se continuar aumentando cada vez mais o seu peso, o seu cérebro deixa de respeitar a informação que a leptina está transmitindo.
O Dr. Barry Sears, autor do livro “A dieta do Ponto Z” – Editora Campus, traz:
Na visão da alimentação desintoxicante, este excesso é diagnosticado como lastro e excesso de toxinas de material indigesto, de venenos retidos no tecido adiposo. Por isso, bem antes de pensarmos em emagrecer: é preciso desintoxicar-se primeiro!
Porque simplesmente perder peso não é uma decisão sábia. Sábio é retornar a uma condição de harmonia metabólica de leveza como um todo.
O excesso de gordura corporal pede calorias para mantê-lo, entope (de gorduras) todas as células, órgãos e sistemas, e drena nossa energia para carregá-lo: um fardo total!
Em um mundo ideal...distante da modernidade, o homem consumia quantidades balanceadas de vitaminas, minerais e outros nutrientes através do cultivo natural de alimentos, sem pesticida, fungicida e agrotóxicos. Mas o estilo de vida agitado do mundo moderno com hábitos alimentares pobres e a ingestão de vegetais impregnados com toxinas utilizadas nas plantações, tem resultado em uma nutrição desequilibrada e inaceitável para o nosso organismo.
Comments