- A composição de qualquer planta varia com uma série de fatores: clima, quantidade de água, qualidade do solo, estação do ano, etc. Assim também é com as plantas de Aloe Vera, nenhuma apresenta a mesma composição. Isso significa que os laboratórios precisam se certificar, através
de análises precisas, da presença dos princípios ativos em todos os lotes de matéria-prima que recebe antes de utilizá-los.
- Nem todos os fabricantes manipulam as plantas da mesma maneira. O laboratório de confiança é, portanto, aquele que além de se certificar da presença dos princípios ativos, utiliza a mais alta tecnologia para garantir que esses não sejam perdidos durante o processo de extração, estabilização e produção dos produtos.
- No caso do gel da Aloe Vera, acrescenta-se o fato de que nem todos os produtos rotulados com o nome Aloe Vera oferecem em quantidade ou concentração suficiente para que possamos usufruir de suas propriedades após industrialização.
- Como nenhum fabricante é obrigado a informar o tipo de matéria-prima, o percentual ou a diluição de Aloe Vera utilizada no produto, o consumidor, que não conhece o grau de comprometimento do fabricante em levar ao consumidor o potencial bioativo da Aloe Vera, nunca poderá ter certeza se está adquirindo um bom produto ou não. Porém uma coisa é certa, produto à base de Aloe Vera ou de qualquer outra planta que seja muito barato é sinônimo de baixa qualidade.
- No caso da Aloe Vera é normal que a cor e sabor do gel variem, assim como seu potencial de ação. Por isso, só os resultados alcançados com o seu uso diário será a prova definitiva de sua qualidade. Mas o gosto ligeiramente amargo é uma das principais características do gel da Aloe Vera. Já o excesso de sabor amargo, ou a ausência deste, denuncia a baixa qualidade do produto.
- Todos os rótulos são obrigados, por lei, a discriminar os elementos constituintes do produto em ordem decrescente, por isso, se o rótulo for correto, quanto mais à frente a palavra Aloe Vera aparecer nesta lista, maior o seu percentual naquele produto.
- O selo de qualidade do “Conselho Internacional de Ciências da Aloe” estampado na embalagem é, a primeira vista, a maior garantia de que pelo menos 30% do produto é constituído por um gel da Aloe Vera de qualidade comprovada.
Fonte:”Saúde & Beleza Forever”, autora: Mônica Lacombe Camargo
Edição Esgotada
Comments