top of page
Cuide do seu Bicho

BEZERRO E A MANDÍBULA QUEBRADA


Quando os bezerros estão se alimentando, mandíbulas quebradas não são uma ocorrência incomum. Os bezerros sobem para um comedouro e, quando levantam a cabeça para comer, são empurrados por outro bezerro que vive próximo ao mesmo cercado. Esse choque acidental com o bezerro que está se alimentando no momento errado pode fazer com que sua mandíbula se rache no espaço dentário logo abaixo dos dentes incisivos inferiores, deixando o animal jovem aleijado e com fortes dores. Embora a maioria dos bons produtores de leite tenta evitar os currais superlotados porque esses acidentes invariavelmente acontecem.


Quando o fazem, o fazendeiro ou agricultor geralmente enfrenta uma decisão econômica: ele deve salvar o bezerro? A menos que o bezerro seja uma raça registrada, frequentemente o dono determinará que é muito caro tentar salvá-lo. Em casos como esse, ele fecha a mandíbula do bezerro com um alfinete (presumindo que seu valor de merca do justifique tal despesa) e abate-o o mais rápido possível. No entanto, com o uso de Aloe Vera estabilizado pode ser dada uma alternativa positiva. A beleza que descobri no uso do puro gel de Aloe Vera estabilizado na sua versatilidade, mas também no fato de possibilitar uma cura que é consideravelmente mais barata do que tratamentos comparáveis ​​para essa condição.


No caso que vamos examinar fotograficamente, a mandíbula da panturrilha estava fraturada dos dois lados, mas o lado direito era mais grave porque o osso daquela parte da mandíbula se projetava da superfície da mucosa a ponto de, toda vez que tentava comer, o alimento se acumulava na cavidade infectada, aumentando a probabilidade de infecção.

A seta está apontando para uma fratura da mandíbula da panturrilha em questão e marca o lado direito de onde essa lesão complexa se originou. Observe o osso exposto e as extremidades do osso em movimento que estão cheias de detritos.

Quando o caso foi trazido à minha atenção pela primeira vez, eu sabia que apresentaria alguns desafios, especialmente porque o lado direito da mandíbula da panturrilha era uma fratura exposta com osso e tecido expostos. Concentrando-se especialmente no lado direito da mandíbula, onde ocorreu a fratura exposta, limpei a ferida de detritos e contaminantes, primeiro lavei com água e depois com Aloe Ativado. O Aloe Ativado é um líquido com consistência aquosa, mas com um potente conteúdo de gel de Aloe Vera de 99,5%, que é particularmente eficaz na limpeza da contaminação das áreas envolvidas, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a dor, infecção e inflamação. Depois de limpar a ferida com Aloe Ativado, enchi-a com grandes quantidades do puro Gel de Aloe Vera estabilizado. O Gel de Aloe Vera também reduz a dor, infecção e inflamação e devido à sua consistência viscosa que permite uma boa aderência às feridas é capaz de manter contato com o local da ferida por um período de tempo prolongado. Segui este procedimento de aplicação de Aloe Ativado / Gel de Aloe Vera duas vezes por dia durante seis dias e, quando examinei toda a mandíbula da panturrilha no sétimo dia, descobri que a ferida do lado direito havia fechado. Nesse ponto, o tecido mole cicatrizou tão rapidamente que fechou a ferida contra mais contaminação, de modo que a fratura ficou bem próxima às extremidades do osso. A partir dessa proximidade, um calo foi capaz de se formar, permitindo que a mandíbula se unisse. A mandíbula do bezerro continuou a cicatrizar em um ritmo notável, a tal ponto que em quatro semanas esse animal não pôde ser separado de nenhum outro animal do rebanho. Embora haja sempre um certo número de variáveis ​​envolvidas, é minha opinião profissional que, exceto pelo caro processo de imobilização óssea, o uso de qualquer outra modalidade de tratamento para este animal teria levado a uma piora de sua condição, e teria sido retirado ou posto para dormir.



Fonte: Creatures in our care - The Veterinary uses of Aloe vera

Autores: Bill Coats & Richard Holland


Komentar


bottom of page