top of page
Cuide do seu Bicho

ALOE VERA NA CURA DOS ANIMAIS


Esse papel especial da Aloe Vera não se restringe à saúde humana, mas também para a saúde dos animais. A respeito disso existe um extenso relatório na revista Horse Business de dez/98 (pag.70-72): Um problema bastante comum na clínica de eqüinos, ainda que pouco percebido e nem sempre tratado eficientemente por apresentar sintomas tão vagos é a “síndrome da letargia”. Ela pode ser resumida como uma leucopenia persistente, por vezes associada ao stress orgânico e mental tal como sofrido pelos cavalos em competição, quando submetidos a uma rotina intensa de treinamento, viagens e concursos. Ainda que esses animais tenham um apetite normal e possam estar em boas condições, apresentam pouca tolerância ao exercício e também abatidos e letárgicos ao ficarem preso na cocheira. Alguns animais apresentam uma anemia concomitante. Nem sempre essa síndrome está associada a uma causa primária – tal como uma infecção viral ou bacteriana. Ainda que alguns animais afetados se recuperem por si só depois de um certo tempo, outros permanecem letárgicos por meses ou anos, ou não respondem à administração de compostos vitamínico, minerais, antibióticos, nem a outras terapias correntes. Teste de campo realizados com cavalos afetados por esta síndrome mostraram que a maior parte deles responderam favoravelmente, à suplementação oral do gel de Aloe Vera, mesmo aqueles que não haviam mostrado resposta positiva a outras substâncias consideradas imunogênicas. Hematologicamente, a série Branca retornava ao normal ou apresentava consideráveis melhora em média após três semanas do início do tratamento.


O suco de Aloe Vera é muito usado no tratamento do gado e de eqüinos, que se ferem com facilidade. Dá para concluir que, também no campo da veterinária, não se encontra medicamentos que tenha um efeito de cura mais rápido.


Um amigo meu comprou uma muda de Aloe Vera, muito bonita, no mercado de Stuttgart, Alemanha. Ao levá-la, orgulhoso, para casa, teve de passar primeiro por seu estábulo. Ao avistar a planta nas mãos de meu amigo, um dos cavalos imediatamente a abocanhou e engoliu. Como vemos, mesmo os animais reconhecem o valor na Aloe Vera na preservação de sua saúde.


O Dr. Windel Winters, do Centro de Ciência da Saúde da Universidade do Texas, San Antonio, encerrou sua pesquisa mundial sobre a Aloe Vera com a seguinte frase:

“Acreditamos que a Aloe Vera é realmente uma farmácia em uma única planta”.

H.R. McDaniel, M.D., patologista e pesquisador no Centro Médico de Dallas – Fort Worth, chegou à seguinte conclusão: “A utilização da Aloe Vera será o passo mais importante no tratamento de doença na história da humanidade”.


Fonte: Os capilares determinam nosso destino – Aloe Imperatriz das plantas medicinais – Fonte de vitalidade e saúde

Autor: Dr. Michael Peuser



O Dr. Richard E. Holland sugeria na década de 70 sugeria como medidas preventivas, primeiros socorros ou na forma de tratamento alternativo para aqueles que queiram estender aos animais as vantagens do gel da Aloe Barbadensis Miller. A simplicidade de alguns procedimentos é tal que qualquer um pode utilizá-los no âmbito doméstico.


Fonte: Creatures in our Care – The veterinary uses of Aloe vera

Autor: Bill C. Coats., R.Ph. & Richard E. Holland D.V.M.


Comments


bottom of page