top of page
Cuide do seu Bicho

ALOE VERA e DIABETES MELLITUS tipo II


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o Diabetes da seguinte forma:

“O Diabete Mellitus é um estado de hiperglicemia crônica produzido por diversos fatores: genéticos, alimentos etc. O hormônio insulina secretado pelas

células beta do pâncreas é o principal regulador da concentração de açúcar no

sangue. Quando esse hormônio não é produzido eficientemente, a concentração de açúcar no sangue aumenta ocasionando, desta maneira, inúmeros transtornos”.

Vamos entender a origem do Diabetes Mellitus que pode ser herdado ou pelos hábitos alimentares e se manifesta mais facilmente em pessoas obesas. Essas pessoas podem e devem controlar seu diabetes com uma dieta adequada.

No diabético, os pâncreas não funciona adequadamente, e por isso não produz a insulina na quantidade e qualidade requerida pelo organismo.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e sua função é ajudar a glicose penetrar nas células dos músculos (do fígado e do tecido adiposo) e fixá-la como reserva para ser usado depois pelos órgãos que não tem a facilidade de armazenar.

Com o pâncreas não produzindo a insulina na quantidade e qualidade necessária, começa sobrar glicose no sangue a ponto de precisar aplicar a insulina para diminuir a concentração de glicose no sangue.

A Aloe Vera (Aloe Barbadensis Miller) sempre foi conhecida por desobstruir o fígado, os intestinos, os pulmões, os rins e regeneração do organismo por ser um alimento funcional, atóxico, adaptogênico e sem contra indicação.


Em seu livro “The Ancient Egyptian Medicine Plant Aloe vera” Dr. Max B. Skousen escreve que o uso interno do suco do puro gel de Aloe Vera estimula o pâncreas a produzir mais insulina. Daí, a importância dos diabéticos que tomam Aloe Vera, fiquem sempre atentos a sua taxa de glicose, pois ela abaixa a taxa de glicose e, ocasionar problemas ao receber uma dose acima do necessário que é perigoso.

Já no ano de 1982, foram feitos experimentos com ratos no Fujita Health Institute, no Japão, para testar o efeito da Aloe Vera sobre o índice de glicose. Num grupo de ratos foi inoculado sangue de diabéticos, o que provocou salto brusco do índice glicêmico. Depois de ministrar a Aloe Vera, eles voltaram ao nível normal.

O Dr. Robert Davis e sua Equipe de pesquisadores no Pennsylvania College of

Podriatic Medicine, fizeram inúmeros testes e tratamentos com mistura de Aloe Vera, principalmente, em casos de doenças a que os diabéticos são muito sensíveis, como inflamações, feridas que não cicatrizam e edemas. Os resultados foram sempre melhores do que os tratamentos tradicionais.


CONSIDERANDO os benefícios do Aloe Vera acima citado e também o “coquetel” de nutrientes, vitaminas, minerais e aminoácidos que esta planta oferece para nós humanos e animais. O que os médicos e cientistas estão compartilhando que o Aloe Vera tem o poder de estimular o pâncreas a produzir mais insulina. O teste com ratos que constataram que o Aloe Vera normaliza o índice de glicose e também no uso tópico em pacientes com diabetes o Aloe Vera mostrou resultados melhores.

Podemos crer que o Aloe Vera pode ser consumido como alimento funcional e

preventivo no fortalecimento dos organismos e, para todas as pessoas com

predisposição a herdar o diabetes e pessoas com hábitos alimentares pobres em nutrientes com facilidade de engordar o Aloe Vera será um suplemento poderoso.



Comentarios


bottom of page