top of page
Cuide do seu Bicho

ALOE e NOSSO ORGANISMO


Quando cultivado no ambiente apropriado, isento de qualquer fonte de contaminação, em região desértica, de forma orgânica, amadurecido e colhido no tempo certo contém: 12 vitaminas, 20 minerais, 20 aminoácidos, 8 enzimas, polissacarídeos e 200 nutrientes para o nosso organismo.


DEFINIÇÃO DE NUTRIÇÃO

Existe uma grande diferença entre alimentação e nutrição.

  • Alimentação é a escolha, o preparo e a ingestão da comida;

  • Nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo.

Para se ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento.

Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos. Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas é importante que estes alimentos sejam cultivados de forma natural – sem agressões tóxicas, como pesticidas e agrotóxicos - e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintéticos, longo transporte etc.

Hoje, a maioria das pessoas se alimentam mal, comendo às pressas, com poucas porções de frutas e legumes frescos e dando preferência para sanduíches, frituras, produtos refinados e muito industrializados. Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação.

Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentação saudável.

Hipócrates, o pai da medicina, já dizia na Antiguidade: “Que o teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento”. E ensinava: “Deixa no recipiente a droga, se puderes curar o paciente com alimento”.



O QUE SÃO NUTRIENTES?

Nutriente é qualquer substância proveniente de um alimento, que proporciona energia e/ou contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida.

A finalidade da alimentação é satisfazer as necessidades nutricionais do corpo, evitando que a carência de nutrientes possa gerar desequilíbrio no organismo e gerar sintomas e/ou doenças.

Dois pontos são importantes em qualquer dieta: quantidade e qualidade. Para o metabolismo diário, precisamos de água, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras.



O QUE SÃO VITAMINAS?

São chamadas de vitaminas as substâncias que, quando introduzidas no organismo, desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa e na nutrição. São essenciais à saúde e não são fabricadas pelo organismo. A maioria delas precisam ser ingerida diariamente, uma vez que são consumidas pelo organismo a cada 24 horas.

As principais vitaminas se dividem em hidrossolúveis (solúveis em H2O e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com ajuda de sais biliares produzidos pelo fígado). As vitaminas hidrossolúveis, como a Vitamina C e as do complexo B, devem ser ingeridas diariamente, pois são pouco armazenadas no organismo. As lipossolúveis podem ser armazenadas por períodos maiores no tecido adiposo e no fígado, e entre elas estão as vitaminas A, D, E e K.



O QUE SÃO MINERAIS?

Os Minerais funcionam juntamente com as vitaminas, ativando o funcionamento das enzimas, peças-chaves das reações químicas/ metabólicas, e possibilitam que o corpo realize de forma precisa suas atividades. São elementos de vital importância para a vida. Encontrados naturalmente na terra, são passados para os vegetais, os quais são consumidos pelos animais e humanos. Existem os minerais principais (ou macrominerais), que precisamos em maior quantidade, e os minerais traço (microminerais), que são necessários em doses diárias bem pequenas.

Os minerais principais são: Cálcio, Magnésio, Potássio, Sódio e Fósforo.

Os minerais traço, embora em menor quantidade, também são importantes para o organismo humano. São eles: Zinco, Ferro, Cobre, Manganês, Cromo, Selênio e Iodo.



O QUE SÃO AMINOÁCIDOS?

São a matéria-prima para a construção da proteína e cada um deles tem sua função específica no organismo. Oito deles são chamados essenciais, pois não são produzidos pelo organismo e precisam ser adquiridos por intermédio da alimentação.

A maioria dos aminoácidos são usadas na síntese das diversas proteínas do corpo ou queimada para gerar energia.

A serotonina é um transmissor neural (conduz o sinal de um nervo ao outro) derivado do aminoácido triptofano, que alivia o estresse e a depressão. O harmônio tireoidiano é derivado de outro aminoácido – a tirosina. O harmônio insulina também é composto por uma cadeia de aminoácidos.



O QUE SÃO ENZIMAS?

As enzimas, encontradas em todas as plantas vivas ou matéria animal, são essenciais para manter o funcionamento adequado do corpo, digerir alimentos e ajudar a regeneração dos tecidos. As enzimas são proteínas e sem elas não haveria vida. Apesar da presença de quantidades suficientes de vitaminas, minerais, água e proteínas, sem elas as reações do organismo não aconteceriam. Não é possível fabricar enzimas artificialmente e cada enzima tem uma função específica no nosso organismo.


O QUE SÃO POLISSACARÍDEOS?

Os polissacarídeos do gel da Aloe vera são considerados os principais responsáveis por seu potencial imunomodulador, assim como agentes de regeneração tissular, de prevenção e combate ao câncer, aos vírus, às inflamações e uma série de distúrbios ligados à oxidação tissular e ao trato gastrintestinal, onde se encontram as maiores concentrações de substância fundamental.



Fonte: NUTRIÇÃO a importância dos nutrientes para uma vida saudável.

Autor: Gabriel Alvarenga – Nutricionista – CRNI200I – I – 002I0 – I/RJ


Fonte: SAÚDE & BELEZA Forever

Autora: Mônica Lacombe Camargo

Comments


bottom of page